Nesta segunda-feira (30), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do União da Vitória, na zona sul de Londrina, registrou superlotação, o que causou demora nos atendimentos.
A Juliana Souza procurou atendimento na UBS por volta das 16h. Mesmo com a escala de médicos completa, ela só passou por consulta quase três horas depois. Com suspeita de Covid, a paciente foi orientada a procurar a UPA do Jardim Sabará. “Teve muita desistência por causa da demora, só começou a agilizar quando a gente falou que ia chamar a imprensa, aí começou a ir bem rápido. Não tem teste [de Covid] aqui, eu vou ter que ir lá na Sábará para fazer o teste, para constatar se eu estou ou não com o Covid”, relatou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o tempo médio de espera na unidade nessa segunda foi de três horas para os casos considerados menos graves. A UBS ainda apresentou problema no painel de senhas, que ficou travado por horas.
O Seo Jorge acompanhou o filho, que já tinha passado por atendimento no dia anterior e aguardava o resultado de exames. Ele chegou por volta das 14h e só foi atendido depois das 18h. “O atendimento aqui, desde os médicos e enfermeiros e na recepção, é excelente. O que não está de acordo é que o Felippe Machado tinha que olhar com mais carinho. As ordens que eles estão cumprindo aqui, que são ordens que vêm lá de cima, não está de acordo com o que a comunidade precisa” disse o aposentado, Jorge Alves.
Pacientes da UPA Sabará reclamam de 5 horas de espera
Também na noite desta segunda-feira (30), a Unidade de Pronta Atendimento (UPA) do Jardim Sabará registrou superlotação.
A equipe de reportagem do Grupo Tarobá mostrou a movimentação ao vivo no local. Um senhor de 84 anos chegou na Unidade às 14h, estava esperando por atendimento a mais de cinco horas. Outro rapaz, que estava com uma criança de colo, chegou às 14:30 e até às 19h tinha passado somente pela triagem.
A Secretaria de Saúde informou que no período da tarde houve um problema com painel de senha para triagem. Foi feita uma força tarefa e a noite o tempo de espera para fichas verdes era de três horas.