O segredo de uma boa caipirinha vai muito além de limão, açúcar e gelo. Pensando nisso, o Velho Barreiro foi escalado para a Estação da Caipirinha, que vai deixar o seu churrasco muito mais completo na 3ª edição do Brasa Festival, em setembro, no Seminário São José.
Para os apreciadores desse drink, não importa com quantos limões se faz uma caipirinha, se a cachaça não for legítima. E a originalidade da bebida é tamanha, que a palavra cachaça é a denominação exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil. A destilação do sumo fermentado do caldo de cana garante a ela um sabor único e seu desenvolvimento está ligado diretamente à história do nosso País. Sua origem na época da colonização fez com que a cachaça tivesse forte influência na formação sócio-antropológica do nosso território.
O cultivo da cachaça foi introduzido pelos colonizadores portugueses, ao perceberem que o clima tropical era favorável ao plantio. Mesmo com a concorrência do café, no século XVII, as lavouras de cana-de-açúcar foram avançando por várias cidades do interior paulista. Foi nessa época que o estado despontou como grande centro produtor de cachaça em território brasileiro.
Outra curiosidade é que a cachaça é o primeiro destilado produzido na América Latina e, conforme dados divulgados pela marca Velho Barreiro e apurados pelo IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, é o 3º destilado mais consumido no mundo. No Brasil, são 40 mil produtores e 600 mil empregados diretos e indiretos, responsáveis pela produção oficial de 1 bilhão e 300 milhões de litros/ano.
A matéria-prima principal da caipirinha é também considerada a bebida oficial do Brasil e, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Indústrias de São Paulo, é vista pelos consumidores como o produto que mais tem a cara do nosso País. Essa conexão com o churrasco, no que diz respeito à brasilidade e o prestígio entre o público, reforça ainda mais a expectativa de sucesso da Estação da Caipirinha no Brasa Festival. Quem é fã da bebida não pode deixar de conferir. Esperamos por todos no dia 23 de setembro!