O estoque de vacina contra a gripe está baixo em alguns municípios menores, onde a procura tem sido maior, e em alguns deles, há falta de doses. As entregas têm sido realizadas semanalmente, mas o Instituto Butantan, principal fornecedor do imunizante, não estaria dando conta da produção.
“Todas as pessoas, acima de seis meses, devem ser vacinados contra a gripe. Isso aumentou o contingente de pessoas que precisam de vacina e também precisamos considerar que quem produz a maior quantidade dessa vacina é o Butatan, que também está produzindo a vacina contra a Covid-19”, explica a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lucia Lopes.
A orientação é para que todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, sejam vacinadas contra a gripe. No entanto, a baixa procura pela população adulta preocupa, já que, na expectativa da vacina contra a Covid-19, muitas pessoas têm deixado de se proteger contra a influenza. Isso tem acontecido porque existe um intervalo mínimo de 15 dias entre as duas vacinas.
“Como a gente não consegue garantir as vacinas da Covid, porque depende do quantitativo de doses que vai chegar do Ministério da Saúde, as pessoas ficam na expectativa do aguardo da vacina contra Covid. Mas precisamos nos vacinar contra a gripe”, diz Maria Lucia.
Enquanto há municípios com as doses contadas, em Londrina a vacinação contra a gripe segue, mas com baixa procura. Até a última segunda-feira (12), 52% do público alvo, de quase 220 mil pessoas, teriam recebido a dose. Apesar de uma vacina não ter relação direta com a outra, a da gripe é vista como uma aliada no enfrentamento à Convid-10.