Cerca de 900 idosos que receberam uma dose da Coronavac ou da AstraZeneca, e não retornaram aos postos para completar o esquema vacinal estão sendo contatados pela prefeitura de Londrina.
A busca ativa é feita para chamar esses idosos a comparecem na vacinação, conversar a respeito do assunto e saber o que aconteceu que os levou a não tomar a segunda dose.
Essa situação tem preocupado as Secretarias do Idoso e da Saúde. Isso porque quem tem mais de 60 anos é grupo de risco e está mais suscetível a desenvolver a forma grave da doença. Só a segunda dose garante a proteção plena.
Até o momento, cerca de 200 idosos foram contatados pelos agentes de saúde. Desses, apenas quatro falaram que não devem retornar para a segunda dose.
O trabalho começou na semana passada com quem tem mais de 70 anos. A princípio, 1940 não tinham recebido a segunda aplicação. Em um novo levantamento, verificou-se que 700 já tinham tomado a segunda dose. Outros 60 concluíram a imunização fora de Londrina e 294 morreram. Mas, nenhum óbito foi por causa da covid.