Com a confirmação da circulação de uma nova variante da ômicron, vírus que causa da Covid-19, no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prevê a aplicação da quarta dose contra a doença em pessoas que tenham menos de 40 anos. A medida não está no Plano Nacional de Imunização, mas o estado quer reforçar a imunização dos paranaenses para evitar o aumento de confirmações.
Um levantamento realizado pela secretaria de Londrina estima que 80 mil moradores, que têm entre 18 e 40 anos, estão aptos a tomar a dose de reforço. Atualmente, o município tem estoque de 4.500 doses.
“A decisão do Paraná é acertada ao oportunizar a ampliação de vacinas, quanto mais pessoas vacinadas vamos proteger até aquelas que não querem se vacinar. Para aplicarmos a quarta dose precisamos de um aporte de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde, uma retaguarda mínima para começar”, explicou o secretário de Saúde, Felippe Machado.
A Secretaria de Estado da Saúde espera o levantamento dos municípios para saber quantas pessoas estão aptas a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 no Paraná para definir o futuro da imunização no estado.