A partir da próxima segunda-feira (30) o governo do estado autorizou a ampliação do número de cirurgias eletivas em Londrina. A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, em visita a cidade nesta sexta-feira (27).
Segundo a a 17ª Regional de Saúde, o Ministério da Saúde liberou cerca de R$ 1,6 milhão para a realização de procedimentos em várias especialidades, como vascular, ortopedia, otorrino e ginecologia.
Desse valor, Londrina deve receber pouco mais de R$ 900 mil. O restante do valor será destinado aos outros municípios que compõem a regional.
Para essa liberação, a secretaria estadual deve atualizar a fila de cirurgias, por especialidade e município. Em Londrina, o Hospital Zona Sul e o Zona Norte vão realizar essas cirurgias.
Por conta da pandemia, os procedimentos sem urgência e emergência foram suspensos. Muitos leitos foram usados para tratamento de pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença. A medida também ajudou a controlar a utilização de medicamentos do chamado kit de intubação, no período em que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)s ficou alta.