Depois de 13 aditivos, a obra da nova sede do Samu, na Avenida Dez de Dezembro, foi finalmente entregue nesta sexta-feira (10) pela empresa responsável à Prefeitura de Londrina. O secretário de Saúde, Felippe Machado e de Planejamento, Marcelo Canhada, estiveram no local à tarde para vistoria e oficialização da entrega.
Inicialmente orçada em R$ 4,5 milhões, a obra custou R$ 5,2 milhões e foi entregue com um ano e meio de atraso. Segundo Machado, ainda falta a instalação da mobília, o que não era de responsabilidade da contrutora. A previsão de início de funcionamento do novo prédio é março.
“Vamos dar sequência no planejamento que inclui a montagem dos móveis planejados, que já se iniciou, e a instalação de outros equipamentos para em março colocarmos o espaço para funcionar. O que estava previsto, dentro do que planejamos com a empresa, está sendo cumprido, mas é evidente que tem essa revisão por parte da secretaria de Obras, como detalhes mais técnicos”, disse Machado.
A empreiteira chegou a pedir um novo aditivo à administração municipal, no mês passado, porém a solicitação foi negada. Portanto, desde o último dia 11, o serviço entrou em período de atraso. A secretaria de Gestão Pública analisa se cabe multa à empresa.
A construção da nova Sede do Samu teve a ordem de serviço assinada em julho de 2020. O prazo inicial para entrega era de 12 meses. A obra conta com estacionamento para viaturas, heliponto, refeitório, alojamento, almoxarifado e setor de regulação e central de leitos. A nova sede atenderá a 21 municípios da região.