Apucarana registrou uma redução significativa no número de óbitos entre os idosos com 70 anos ou mais nos últimos 15 dias. É exatamente a faixa etária que já recebeu a segunda dose da vacina. Em um balanço divulgado pela prefeitura, as mortes de pessoas com mais de 70 anos era de 40,7% em relação ao total, agora corresponde a 15%.
“Dos 26 óbitos dos últimos 15 dias, 4 foram na faixa etária a partir dos 70 anos. Esse comparativo positivo nos enche de esperança de que vamos vencer essa pandemia. A vacinação é o caminho mais curto para voltarmos à vida como era antes, mas as medidas preventivas como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos ainda são fortes aliados para evitarmos a contaminação e salvar vidas”, afirma o prefeito Junior da Femac.
A vacina também garantiu a proteção a internos do Lar São Vicente de Paulo de Apucarana. Não há mais registro de casos da Covid-19 após a imunização dos 70 idosos que vivem na instituição. O local teve um surto da doença no começo de dezembro, quando 23 pessoas, entre idosos internos e funcionários, testaram positivo para o novo coronavírus, levando a óbito 6 idosos.
O Lar São Vicente de Paulo foi o local escolhido no município para dar início vacinação contra a Covid-19, no dia 20 de janeiro. A segunda dose da vacina foi aplicada no dia 15 de fevereiro. E, no dia 24 de março, foi realizada a primeira coleta de exames PCR depois da vacinação entre os internos e segunda aconteceu no dia 8 de abril. Todos os resultados vieram negativos.
Segundo informações da prefeitura, o Lar São Vicente de Paulo é um termômetro positivo sobre a eficácia da vacina porque concentra um grupo de pessoas idosas, com comorbidades e institucionalizados. Os internos do lar são submetidos a exame da Covid-19 (PCR) periodicamente.
A primeira dose da vacinação contra a Covid-19 já foi aplicada em 28.461 apucaranenses, dos quais 13.129 receberam a segunda dose.