Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Baixa de estoques de sangue no fim do ano acende alerta nos hemocentros

26 nov 2021 às 16:08
Por: Redação Tarobá News

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi celebrado no último dia 25, mas a necessidade dos bancos de sangue é sempre emergencial. Em especial no período do fim do ano, época em que muitas pessoas viajam e deixam de doar. Com isso, o número de acidentes normalmente é grande e os estoques ficam em situação crítica. Por isso, é fundamental que a população se conscientize e tenha o gesto de boa-fé.

“Doar é um ato de amor ao próximo, de cidadania. Nós sempre ficamos em alerta nessas datas, precisamos estar prontos para atender a qualquer emergência, o que muitas vezes significar ir em cidades distantes retirar as bolsas”, relata Adnes de Oliveira, responsável técnica da agência transfusional do Hospital Norte Paranaense, o Honpar, em Arapongas, referência em atendimento de alta complexidade do SUS.

Consciente da necessidade, o Hospital montou uma estrutura de atendimento em que pede a colaboração das famílias dos pacientes para repor os estoques do banco de sangue. O trabalho tem apresentado bons resultados. Mesmo assim, a doação voluntária é fundamental. Arapongas não tem seu próprio hemocentro e todo o trabalho se concentra no Hemonúcleo de Apucarana.

“Atendemos várias regionais, até mais distantes, o que exige uma logística muito grande. Os tipos sanguíneos mais difíceis são os negativos e há sempre imprevistos, fora que realizamos muitas cirurgias de grande porte”, detalha Oliveira.

Na prática, o suprimento mínimo da 16ª Regional de Saúde é de 800 bolsas de sangue por mês. Antes da pandemia, a unidade chegava a receber 650 doadores, mas o número ideal é acima de 1.000. Isso porque há uma parcela das pessoas que, por critérios específicos, tem o sangue descartado. Além do sangue, as doações são feitas para a produção dos hemocomponentes, como os concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Cada um dos 16 municípios da 16ª Regional de Saúde tem sua estrutura para coletar sangue. Muitos cediam transporte para levar doadores até Apucarana, mas o número tem sido abaixo do esperado. A Prefeitura de Arapongas, por exemplo, está empenhada em auxiliar no processo. Tanto que disponibilizou os telefones 3902-1072 e 3172-0246 para agendamentos e buscar a melhor maneira para atender o doador.

O Hemonúcleo de Apucarana está promovendo um projeto-piloto para colher o sangue mensalmente em Arapongas. “O transporte está disponível, mas as pessoas não têm vindo, por isso apostamos que ir até a cidade trará maiores resultados”, explica a assistente social Marta Haider, responsável pela captação do Hemonúcleo de Apucarana.

Agora na pandemia, há um novo componente bastante importante: o plasma hiperimune. Ele é retirado de pessoas que já tiveram a Covid-19 e tem anticorpos para o coronavírus. Esse tipo é reservado para o uso em pacientes que estão enfrentando a infecção. Estão aptas a doar sangue pessoas curadas da virose: após 45 dias com resultado do exame positivo ou, em casos com sintomas mais fortes, 30 dias depois. Já os vacinados com a Corovac podem doar sete dias depois. Os que receberam doses AstraZeneca, Pfizer ou Janssen

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta na Gleba Palhano: ataque de pitbull mobiliza moradores e CMTU em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.