A prefeitura de Cambé vai suspender a vacinação geral da primeira dose contra a Covid-19 no próximo sábado (26), por falta de doses. Nesta quinta-feira (24) a vacinação continua para públicos em geral. Na sexta-feira (25), apenas alguns públicos como profissionais da saúde, profissionais da educação, pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com a primeira dose e gestantes e puérperas com segunda dose. A estimativa é que até 1000 pessoas recebam um dos imunizantes.
"Após terminar a vacinação desta sexta-feira, vão sobrar poucas doses. Então, não temos como abrir vacinação se não chegarem mais vacinas", contou o prefeito Conrado Scheller.
A cidade também está imunizando no momento pessoas de 47 anos ou mais sem comorbidades. A aplicação das doses ocorre em meio período, das 8h até às 12h, para não prejudicar a vacinação em outros dias.
LEIA TAMBÉM
Baixo estoque faz Rolândia suspender vacinação contra covid
"Chegamos a aplicar 1700 doses de vacina contra a Covid-19 em um só dia. Mas com a falta de doses, tivemos que reduzir as aplicações para que tenha vacinação todos os dias. Não adianta pagar hora extra pras equipes da saúde, se não há trabalho", aponta.
Durante essa semana, houve aplicação do imunizante apenas dois dias, na terça-feira (22) e nesta quinta. Na segunda-feira (21), a vacinação já não tinha sido aplicada.
Segundo o prefeito para se vacinar não é preciso cadastro. É necessário apresentar um documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e um comprovante de residência. "Até hoje, ninguém ficou na fila esperando sem saber se ia se vacinar. Todos que buscaram, foram imunizados. Não queremos que isso aconteça. Por isso, vamos suspender a vacinação".
"Foi comunicado à Secretaria Estadual de Saúde e à 17ª Regional de Saúde o que estava acontecendo. Não podemos acelerar a vacinação se não há doses suficientes", afirma Scheller.