A Prefeitura de Cascavel pretende implantar nos em breve um ambulatório para atender pacientes que tiveram Covid-19 e apresentam algum tipo de sequela. Existe a possibilidade do atendimento ser centralizado em um ou dois locais da cidade.
O local deve contar com profissionais especializados para avaliação das sequelas e acompanhamento da recuperação. Este tipo de atendimento já está sendo realizado de maneira provisória em Cascavel, por meio do PAID (Programa de Assistência e Internamento Domiciliar,) que funciona na avenida Tancredo Neves, no mesmo prédio da Farmácia Básica.(IMAGENS)
O programa de assistência tem recebido pacientes, que depois da doença, apresentam sequelas no funcionamento do sistema respiratórios, neurológico, e em alguns casos até limitação motora e funcional. O número de atendimentos segundo o secretário de saúde Miroslau Bailak, é grande.
A ideia a partir de agora é centralizar esse tipo de serviço em um lugar específico. Ainda não há um local definido para o ambulatório, mas de acordo com o município o atendimento devera ser realizado em parceria com o Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
A intenção da Secretaria de Saúde é utilizar instalações já prontas para usar como ambulatório. As duas principais possibilidades ficam na região Oeste de Cascavel: o Complexo de Atenção Primária Tio Zaca, na esquina da Univel e a USF Santo Inácio, no Loteamento FAG.
Porém ainda não foi definido se o atendimento será centralizado em apenas um local ou nos dois.