Por conta do aumento de casos de síndromes respiratórias em Rolândia, a prefeitura não vai desativar o Centro Municipal de Covid-19. Nesta quarta-feira (5), o prefeito Ailton Maistro anunciou o reforço dos plantões médicos do local e também do Pronto Atendimento da Vila Oliveira. O município registra, ainda, três casos confirmados de H3N2.
Rolândia chegou a registrar um único caso de Covid-19 em dezembro de 2021 e anunciou a desativação do Centro Municipal para esta semana, mas como a média diária de casos de Covid-19 aumentou nos últimos dias, a prefeitura vai manter os atendimentos no local.
Na última segunda-feira (3) e na terça-feira (4), 207 pacientes foram atendidos e a espera chegou a nove horas. Em dezembro, a média era de aproximadamente 100 atendimentos.
A gripe H3N2 também começa a preocupar as autoridades do município. Rolândia já tem três casos positivos, dois idosos e uma gestante. Dois deles se curaram e um está internado no Hospital São Rafael.
A Diretora de Atenção Especializada à Saude, Karla Ullinski, orientou que os pacientes que procurarem atendimento evitem levar acompanhantes. Já o prefeito fez um apelo para que a população use máscara, mantenha o distanciamento social, higienize mãos e objetos pessoais, e procure os postos de vacinação.