A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas definiu retomar todos os atendimentos normais na Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA), no Jardim Caravelle. O local volta a funcionar como antes da pandemia. Entre eles, serão retomados os serviços de urgência aos pacientes de traumas, clínico geral e atendimentos de síndromes respiratórias. Os atendimentos pediátricos já haviam sido retomados, em setembro, na sede própria do Pronto Atendimento Infantil (PAI), anexo à UPA.
Durante o período de altos índices da doença no município, foram feitas mudanças no sistema de atendimento médico para maior suporte aos pacientes em situação grave, com suspeita e casos confirmados. A UPA se manteve exclusivamente para os atendimentos aos pacientes com sintomas leves, moderados ou graves da Covid-19. Ainda neste período, os três 18 Horas foram destinados para os pacientes que não apresentavam sintomas respiratórios da Covid-19, mas que necessitaram dos serviços em saúde.
Segundo o superintende médico de Arapongas, Dr. Fernando Marques, a retomada de todos os atendimentos rotineiros da UPA 24h passa a valer a partir deste sábado, 13. A medida leva em consideração o grande alcance da vacinação contra a Covid-19 e também a baixa transmissibilidade do vírus.
“Temos um número expressivo de vacinados, onde atingimos cerca de 93% da população com a primeira dose, além de 70% que já receberam a segunda dose e o baixo índice de transmissão do vírus registrado nos últimos meses. Com isso, temos a possibilidade de retomar todos os atendimentos habituais da UPA que eram realizados antes da pandemia”, explica. Marques inclui ainda que uma ala será mantida na UPA para os pacientes com sintomas respiratórios.
O anúncio da nova medida foi feito em reunião que contou também com a presença dos vereadores da base aliada ao prefeito.