Começa, oficialmente, nesta segunda-feira (17) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 em Londrina. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, foram abertas 1500 vagas para imunização, apenas neste primeiro dia, mas apenas 400 agendamentos foram feitos até esta manhã.
"Hoje é um momento muito esperado. O número de agendamentos é relativamente baixo porque a secretaria autorizou 1500 agendamentos. Além de crianças com comorbidades e deficiência permanente, também podem tomar vacina, neste momento, as que nasceram até 30/06/2010", explicou.
A vacinação ocorre, exclusivamente, no CCI da zona norte. As doses aplicadas são da farmacêutica Pfizer. "As doses vêm em uma apresentação diferente, um frasco diferente, para que não haja dúvida do profissional de saúde. A dosagem também é diferente. É uma quantidade pediátrica, ou seja, menor", aponta.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose também é diferente. Para as crianças entre 5 e 11 anos o período é de 8 semanas. Para os adultos é de 21 dias.
Sábado houve vacinação simbólica
No último sábado (15), ocorreu no CentroLab, a vacinação simbólica de crianças contra Covid. A londrinense Isadora Libânio Despensieri, de 6 anos, foi a primeira criança com comorbidade na faixa de 5 a 11 anos a ser vacinada contra a Covid-19 no Paraná.
Além de Isadora, outras nove crianças foram vacinadas, dando o início simbólico da proteção contra o coronavírus para o púbico de 5 a 11 anos.