A Comissão Especial formada por deputados estaduais do Paraná se reuniu nesta segunda-feira (28) para analisar requerimentos e documentos que vão apurar possíveis irregularidades no armazenamento e na distribuição de doses de vacina nos municípios de Apucarana. A CE foi montada para examinar o cumprimento da ordem de vacinação contra a Covid-19 no estado.
Em Apucarana, uma alteração de temperatura no local de armazenamento da 16ª Regional de Saúde (RS) pode ter comprometido 600 doses do imunizante da Pfizer. Em nota, a Regional já reconheceu a instabilidade. Os membros da Comissão aprovaram um requerimento do deputado Arilson Chiorato (PT) pedindo investigação sobre o ocorrido.
“Esse caso, além de lamentável, precisa ser investigado para apurar as falhas e, principalmente, evitar que volte a ocorrer. Não podemos dispersar nenhuma dose. Outras serão enviadas, nesse caso, para fazer a reposição deste lote, o que é correto. O fato é que 600 pessoas tiveram a imunização adiada”, afirmou o deputado.
“Pedimos que seja feita a apuração das denúncias, punição a eventuais responsáveis e adoção de medidas preventivas para que esse tipo de instabilidade não volte a ocorrer e colocar em xeque novos lotes de imunizantes”, complementa Chiorato.
(com Alep)