Das 21 cidades que fazem parte da 17ª regional de Saúde,16 já começaram a vacinação contra Covid-19 de adolescentes que não tem comorbidades. Em Alvorada do Sul e Jataizinho, por exemplo, a vacinação está aberta para quem tem 12 anos ou mais e faz parte do púbico geral.
Na maior parte das cidades em que este público é imunizado, a média de idade para receber a primeira dose contra covid é de 17 anos. Londrina, Cambé, Miraselva, Pitangueiras e Primeiro de Maio estão na lista das que ainda não começaram a aplicar o imunizante em adolescentes sem comorbidades.
Em Londrina, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, a falta de doses não permitiu que a cidade começasse essa fase de imunização e que outros municípios devem ter usado a reserva técnica para esse grupo. Ele aponta que as próximas doses que chegam à cidade, previstas para esta terça-feira (19) ou quarta (20), são destinadas aos jovens com 12 a 17 anos. "Londrina, e nenhum outro município, recebeu doses específicas para iniciar a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Com a chegada de novas does ao Ministério da Saúde, recebemos a informação, extraoficialmente, que parte dessas vacinas serão destinadas a esse grupo. A nossa expectativa e nossa vontade é que a gente já possa começar a imunizar os jovens".
Segundo o secretário, apenas na faixa etária de 17 anos, são seis mil jovens cadastrados.
Com comorbidades
Seis cidades já finalizaram a imunização de adolescentes com comorbidades. É o caso de Alvorada do Sul, Assaí, Miraselva, Pitangueiras e Tamarana.
Já as outras 15 cidades, como Londrina, Rolândia e Cambé, estão neste público, mas ainda com idade de 12 anos. Segundo levantamento da 17ª Regional de Saúde, a imunização é mais rápida em cidades menores.