O prefeito Marcelo Belinati anunciou uma reestruturação no sistema de Saúde para atendimento dos casos de Covid-19, que permanecem em alta em Londrina, principalmente entre os mais jovens. O prefeito londrinense ainda fez um apelo para a população para respeitar as medidas sanitárias e caso isso não ocorra, medidas mais drásticas podem ser adotadas, novamente, como o lockdown.
O médico pneumologista do Hospital Universitário (HU) Alcindo Neto, participou da "live" do prefeito na noite deste sábado (29) e reforçou o apelo de Belinati e ressaltou que os hospitais ainda sofrem com a falta de leitos para Covid-19 por conta da alta taxa de casos confirmados em Londrina. A cada 10 testes, 4 são positivos.
“Antes os filhos pegavam nas nossas mãos e pediam para salvar os seus pais. Agora são os pais que pegam nas nossas mãos e pedem para salvar os seus filhos”, afirmou Alcindo Neto ao comentar que os jovens passaram a ser as maiores vítimas da Covid-19.
Belinati lembrou que a população não deve procurar apenas a UPA Sabará, sobrecarregada pelos atendimentos por causa dos pacientes com coronavírus. Ele disse que o atendimento foi descentralizado para UBSs de referência para atender a população.
O prefeito disse que maiores detalhes sobre a reestruturação do sistema de Saúde será detalhado nos próximos dias pela Secretaria de Saúde.