A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na noite desta quarta-feira (9), por meio do boletim diário do Covid-19, 613 novos casos. Inicialmente, o número assustou já que no último levantamento foram 170 novas confirmações.
Porém, a pasta esclareceu que o montante é resultado de 76 casos confirmados entre os dias 08 e 09 de dezembro, somados a 537 casos não divulgados, devido a uma inconsistência no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Governo Federal, que não disponibilizou relatório de alguns testes nas datas corretas.
"Ao realizar a coleta do material para exame, os profissionais de saúde, tanto SUS quanto particulares, cadastram o teste nesse Gerenciador. Eles são distribuídos entre os laboratórios, que por sua vez cadastram os laudos, nesse mesmo sistema, que concentra todos os resultados do país. É por ele que as Secretarias de Saúde acessam os diagnósticos", afirmou por meio de nota da assessoria de comunicação.
A falha foi detectada pela equipe de Vigilância Epidemiológica. De acordo com a investigação realizada, a inconsistência teve início na segunda quinzena de novembro, sendo que alguns laudos não foram disponibilizados para o município. Nesse contexto, após descobrirem a incongruência nos dados, foi realizado um trabalho minucioso, a fim de levantar quantos casos não foram contabilizados, devido a esse atraso.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, é importante que a população compreenda que esse número divulgado não é resultado de um dia para o outro, mas sim o acumulado desde a metade do mês de novembro.
“Devido à transparência em todos os processos e ao nosso compromisso com os dados epidemiológicos, estamos divulgando esses casos atrasados em cerca de 25 dias por conta da instabilidade no sistema do Governo Federal. Foi uma falha mecânica, que nossa equipe de vigilância, por meio de um excelente trabalho, identificou. Os dados estão corretos agora e podemos divulgá-los com consistência”, explicou.
Com N.com