As primeiras doses de vacina pediátrica contra a Covid-19 devem chegar a Londrina entre sexta-feira e sábado. O lote do Ministério da Saúde para todo o Paraná estava previsto para 150 mil doses, mas a quantidade será menor.
O primeiro lote prevê para todo o País cerca de 1,2 milhão de doses. O Paraná deve receber aproximadamente 60 mil.
Cerca de 16 mil crianças entre 5 e 11 anos estão cadastradas para receber a vacina, mas a cidade deve receber inicialmente cerca de 6 mil doses.
“Tão logo chegue temos orientação para que a logística seja feita em 24. Imaginamos que no mais tardar no sábado elas cheguem”, afirma Felipe Remondi, chefe da divisão de vigilância em saúde da 17ª Regional de Saúde de Londrina.
Ele esclarece sobre Fake News a respeito de mortes de crianças por AVC em decorrência da vacinação.
“Existe relatados casos de alguns problemas cardíacos junto da Pfizer, mas principalmente em adolescentes acima de 16 anos, mas são muitos raros. Como em todos medicamentos, há alguns efeitos colaterais, como uma simples dipirona, que pode gerar caso grave e hospitalização, mas é importante destacar que de todas as doenças imunopreviníveis, como caxumba, sarampo e tuberculose, por exemplo, a Covid-19 é a que mais mata crianças”, ressalta Remondi.