Londrina atingiu a marca histórica de 200 mil vacinados contra Covid-19 na tarde desta quarta-feira (23). A assistente social, Angelique Steeneijer Amaral, de 49 anos, foi quem recebeu a dose 200 mil. Ela foi vacinada às 15h40, no Centro de Imunização da Zona Norte.
Angelique passou meses em isolamento social e perdeu um primo para a Covid-19. Ela também teve um cunhado hospitalizado em razão da doença.
Em Londrina, a vacinação contra Covid-19 começou em 19 de janeiro, quando chegaram as primeiras doses na cidade. A enfermeira Fátima Ruiz, de 52 anos, que atendeu o primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença. No dia 22 de abril, dona Maria Aparecida Arisa foi a vacinada de número 100 mil.
A cidade levou pouco mais de cinco meses para atingir a marca de 200 mil vacinados com a primeira dose. Já em relação à segunda dose, 86.527 pessoas foram imunizadas.
Embora a marca tenha sido bastante comemorada, a secretaria de Saúde reconhece que a vacinação pode avançar mais. Por dia são aplicadas cerca de 3.500 doses, mas Londrina tem condições de imunizar até dez mil pessoas diariamente, garantiu o secretário de Saúde, Felippe Machado.
Chegada de novas doses
O Paraná receberá 348.090 vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (23). Será o primeiro lote do montante de 439,3 mil doses anunciado por meio da 27ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.
A Sesa ainda aguarda a confirmação do envio das demais doses anunciadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná na 27ª pauta, que incluem 91.250 vacinas da Janssen, de dose única. O primeiro lote deste imunizante deve ser destinado, no Paraná, para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, transporte ferroviário, transporte aquaviários e caminhoneiros.