Os hospitais de Londrina que abriram novos leitos de enfermaria para receber pacientes com covid começaram a semana lotados. Segundo o Plano de Reestruturação da Saúde, o atendimento nos dois locais começaria esta segunda-feira (07).
No hospital da Zona Norte, são 70 leitos Covid e 67 pacientes internados. Os únicos três leitos que ainda apareciam como disponíveis, foram ocupados por pacientes transferidos da UPA do Jardim Sabará.
Destas internações, 6 pessoas aguardam abertura de vagas de UTI.
Já no hospital da Zona Sul, são 30 leitos Covid. Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação era de 100 %. Desse total, 4 pessoas estavam internadas em estado grave.
De acordo com o Plano de Reestruturação da Secretaria de Saúde, 40 novos leitos de enfermaria covi serão abertos nos dois hospitais sendo 30 leitos de enfermaria a mais no hospital da Zona Norte e 10 no hospital da Zona Sul.
O Governo do Estado vai ficar responsável pela estrutura física desses espaços hospitalares, com os insumos, suprimentos e equipamentos e a Prefeitura de Londrina concede a mão de obra especializada. Serão cedidos ao Governo do Estado, para o trabalho nos leitos de enfermaria Covid, 40 técnicos de enfermagem e 14 enfermeiros. Eles já trabalham no município e não serão contratações novas.
Segundo a prefeitura de Londrina, os leitos serão implantados gradativamente assim que os Hospitais forem disponibilizando as vagas.