O Deputado Estadual Tiago Amaral visitou o Hospital Universitário (HU) de Londrina, nesta quinta-feira (8) para discutir e formar um consenso sobre o Projeto de Lei (PL) do Executivo que propõe a mudança de gestão dos HUs. Ele é o vice-líder do governo e veio como cortesia para ouvir e entender as questões dos servidores em relação ao tema.
Desde a última terça-feira (6), a proposta tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, em regime de urgência. Em razão de um pedido de vista, a discussão deve ser retomada na próxima segunda-feira (12). Um dos artigos PL autoriza a Secretaria Estadual de Saúde a contratar fundações privadas para administrar as instituições. Servidores entendem que isso abre caminho para a terceirização.
Depois da reação negativa doa servidores ligados aos hospitais universitários e de reuniões com as direções das instituições e reitores, deputados elaboraram emendas. Segundo o deputado Tiago Amaral, devem ser apresentadas na próxima semana.
Nessa quinta-feira, servidores técnico-administrativos do ambulatório de especialidades clínicas e do Hospital Universitário se reuniram novamente em assembleia. Eles decidiram permanecer em estado de greve e vão acompanhar a discussão do PL na Alep. Uma nova assembleia foi marcada para a próxima quinta-feira (15).
Para Assuel (Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL), entidade que representa a categoria, o ideal seria a retirada do projeto de pauta, mas a apresentação das emendas já representa um avanço e pode mitigar possíveis prejuízos aos serviços de saúde. Depois de passar pela Comissão de Justiça, o projeto ainda será apreciado pela Comissão de Saúde antes de ir a plenário.