Eu tenho muita gratidão por essa profissão, tem momentos difíceis, mas também tem muito cuidado com o próximo, carinho e amor”, diz a representante dos técnicos e auxiliares de Enfermagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), Dariane Barbosa da Silva, que carrega na bagagem mais de 25 anos de profissão. “Entrei no Huop em 1994, quando era ainda Hospital Regional, e desde então tenho muitas histórias para contar. A categoria passou muitas dificuldades também e tem evoluído ao longo desses anos”, ressalta.
São quase 700 técnicos de enfermagem no Huop. “É uma categoria que tem uma representatividade muito grande dentro do hospital. Sou pioneira no cargo de representante, por um anseio dos técnicos e auxiliares do hospital, e tenho como objetivo corresponder tudo que essas equipes representam”, avalia Dariane, eleita representante em janeiro de 2020.
Foi logo depois, que a pandemia da Covid-19 também trouxe um dos maiores desafios da profissão. “A responsabilidade é muito grande, e com a pandemia, abertura de mais leitos, foi necessária a contratação de mais profissionais, treinamento dos novos técnicos”. Em determinado período da pandemia houve até mesmo falta de procura para preenchimento das vagas de técnicos de enfermagem, que só foram supridas com o aumento do valor salarial da categoria para quem estivesse atuando na unidade Covid-19. “E isso demonstra a importância dessa profissão dentro do hospital, e a necessidade da valorização das nossas equipes”, enfatiza. “Os técnicos e auxiliares de enfermagem têm um papel muito importante no cuidado com o próximo, dispõe também de muito carinho e amor nesse cuidado, e a valorização da categoria é essencial”, finaliza.
COMEMORAÇÃO
O Dia do Técnico de Enfermagem finaliza a comemoração da Semana da Enfermagem no Huop, que iniciou no dia 12, Dia do Enfermeiro. Foram realizados palestras, debate virtual, mesa redonda, além de sorteio de brindes e cafés especiais para as equipes.
ASSESSORIA