O secretário de Saúde de Londrina Felippe Machado comemorou a chegada das cerca de 9 mil doses da vacina contra o coronavírus, mas ressaltou que ainda há um longo caminho pela frente até o fim da pandemia.
“É um marco histórico para a cidade de Londrina, para o Paraná e para o Brasil, mas é o início do fim da pandemia. Nós temos ainda um caminho longo a ser perseguido, e a gente precisa manter os cuidados. Por isso a gente pede para que a população londrinense não se descuide”, afirmou durante a cerimônia de vacinação dos profissionais de Saúde do Hospital Universitário (HU) de Londrina.

Próximos a serem imunizados serão os trabalhadores da UPA Sabará (Imagem: Tarobá)
No HU, os primeiros a serem imunizados foram trabalhadores do Hospital de Retaguarda, voltado exclusivamente para atender pacientes com Covid-19, além dos profissionais do setor de Pneumologia.
LEIA MAIS: Conheça a primeira vacinada em Londrina; assista a entrevista
Em Londrina, o próximo passo é a vacinação dos profissionais de saúde da rede municipal. As doses seguem para a UPA Sabará, que atende exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios. A imunização começa às 15h30 desta terça-feira (19).
A secretaria estadual de Saúde informou que mais doses deverão chegar nas próximas duas semanas. Por isso, não haverá necessidade de reserva para a segunda dose.
“A gente vai cumprir esse protocolo e vacinar entre 14 e 21 dias os mesmo profissionais que iniciaram a imunização na data de hoje”, explicou Machado.
A expectativa da Prefeitura é finalizar a primeira etapa do plano de vacinação, que inclui profissionais da saúde e idosos em asilos, até o final da semana.