Em algumas semanas 60 mil doses da vacina contra a Covid-19 devem ser entregue ao Paraná. A informação foi dada pelo Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.
As doses serão encaminhadas pelo Governo do Estado que é quem tem a gestão da compras dos insumos. “Quem compra 210 milhões, compra melhor que quem compra para 11 milhões”, contou Beto Preto.
As doses que chegarão, ainda sem data confirmada, serão destinadas a profissionais de saúde, que não estão na linha de frente contra a Covid-19, mas trabalham em locais com risco de contaminação, como funcionários de farmácias, da área administrativa e que trabalham em ambientes com potencial de contaminação. A previsão é que em até 15 dias, idosos com mais de 75 também estejam sendo imunizados.
“Nós estamos preparados para vacinar todos, desde que tenhamos as vacinas”, conta.
Ouvidoria do SUS
Segundo o secretário do estado, a ouvidoria geral do SUS tem recebido denúncias de fura-fila da vacina. Existem mais de 30 denúncias que serão apuradas. “Precisamos abusar da ética. Quem mais corre risco são os profissionais as saúde e depois os idosos. É preciso que tenhamos tranquilidade. Quem não tem possibilidade de vacinação, precisa se resguardar usando máscara, lavando mãos e distanciamento”, finaliza.