Um imóvel no Calçadão, entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e Pernambuco, está sendo negociado pela Secretaria Municipal de Saúde para abrigar a nova sala de vacinação contra a Covid-19. O prédio abrigava o antigo Banestado (Banco do Estado do Paraná) que foi comprado por outro banco em outubro de 2000 e está desativado.
A Prefeitura de Londrina encaminhou um ofício na semana passada ao banco privado que comprou o Banestado solicitando o uso do imóvel inicialmente por seis meses, mas com prazo prorrogável pelo mesmo período.
“As equipes da prefeitura já estão buscando um imóvel que seja no centro, bem localizado, por uma eventual necessidade de ampliação dos locais de vacina. Nesse sentido, nós identificamos essa antiga agência que está fechada, motivo pelo qual fizemos o acionamento ao banco”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
O banco ainda não respondeu a solicitação do município. Técnicos devem visitar o local caso seja aprovado o pedido para saber se seriam necessárias muitas reformas antes de começar o atendimento. Mesmo em um dos cartões postais da cidade, que é o Calçadão, o imóvel está inclusive com os muros pichados. A expectativa é atender cerca de 1.500 pessoas neste ponto.
Atualmente Londrina conta com seis locais para vacinação contra a Covid-19, sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim do Sol, Alvorada, Casoni, Ernani e Eldorado, além do Centro de Imunização da Zona Norte, instalado no Centro de Convivência do Idoso.