Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Horas extras liberadas pela UEL ajudam principalmente HU

16 dez 2020 às 08:46
Por: Ticianna Mujalli

O Hospital Universitário não corre mais risco, pelo menos por enquanto, de suspender serviços essenciais por falta de profissionais. Segundo a superintende do HU, Vivian Feijó isso poderia acontecer caso as horas extras não fossem liberadas.

“Isso vem solidificar toda a infraestrutura necessária para que a gente continue sem nenhum tipo de restrição em relação aos leitos ofertados no enfrentamento da pandemia”, aponta Vivian.

Nesta terça-feira (15), a reitoria autorizou, em caráter excepcional e por decisão ao Conselho Administrativo (CA), que os servidores dos serviços essenciais possam trabalhar período a mais que o contratado. Mas isso, segundo a própria reitoria, ocorre até que haja a avaliação final da solicitação apresentada pela administração para os órgãos do governo.

“Nesse momento as tratativas com a comissão de política salarial continuam por parte da reitoria. Mas tem um aceno positivo por parte da [secretaria de] saúde garantindo as horas da saúde. Então eu não conto com a possibilidade de supressão das horas extras no HU”, comenta a superintendente.

LEIA MAIS
UEL autoriza retorno da realização de horas extras
HU reativa 45 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

além do HU, estão autorizadas horas extras para a Clínica Odontológica (COU), no Hospital Veterinário (HV) e para a manutenção de serviços essenciais no Campus Universitário relacionados à saúde da população, como de combate à pandemia do Coronavírus e com o controle da epidemia de dengue.

A autorização para que os servidores façam horas extras foi suspensa no mês passado pelo Conselho de Administração. A decisão passaria a valer partir desta quarta-feira (16).

“Eu entendo que enfrentamos uma pandemia, trabalhamos com saúde e essa situação traz uma intranquilidade para os colaboradores. Acredito que isso vai estar organizado pela Secretaria de Saúde e finalizando as tratativas, até o recesso espera-se uma decisão mais definitiva. Isso, para que a administração da Universidade, por parte da reitoria, tenha mais tranquilidade na autorização e controle dessas horas”, finaliza.]

Reativação de leitos
No início do mês foram ativados 45 leitos para exclusivos para o tratamento de pessoas infectados com o novo coronavírus no HU. Ao todo, foram reabertos dez leitos UTI Adulto, nove UTI Pediátrica e 26 leitos de Retaguarda Clínica. A decisão foi tomada após o aumento, considerável no número de casos de Covid-19 em Londrina. Isso impacta diretamente na elevação das taxas de ocupação de leitos para o tratamento da doença no HU.

"A reativação dos 45 leitos é igualmente importante para se garantir condições seguras do ponto de vista da prevenção da disseminação da infecção pelo SarsCov-2 na instituição, que organiza vários fluxos internos de trabalho visando separar os diversos perfis de pacientes com Covid-19 (Suspeito, Confirmado, Descartado e Positivo fora do período de transmissão)", dizia o comunicado do hospital. 

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família com dois bebês morre em acidente entre carro e caminhão em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Bebês vítimas de acidente fatal eram gêmeos e tinham entre 4 e 5 meses de idade

Cidade
Londrina e região

Florestópolis decreta luto oficial e cancela queima de fogos após tragédia com família na PR-170

Cidade
Cascavel e região

Morre aos 70 anos, Antoninho Trento Filho, ex-vereador e empresário de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Ex-detento é executado a tiros dentro de barbearia na zona sul de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.