O Hospital Evangélico emitiu um comunicado pelas redes sociais alertando sobre a lotação dos leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, de Covid-19. Segundo a direção do hospital, desde essa terça-feira (22), os leitos destinados, exclusivamente, a tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus estão com 100% de ocupação. São 10 leitos.
O comunicado reforça ainda, o momento de pandemia, que ficou ainda pior com o aumento de casos e foi classificado como ‘delicado’. Há também, o pedido para que “todos façam a sua parte, use máscara, higienize as mãos e mantenha o distanciamento social, evitando qualquer aglomeração”.
Segundo o hospital, ninguém deixará de ser atendido, mas o pedido para a população é apenas buscar o hospital em casos de urgência (casos mais leves buscar o pronto-atendimento de seu respectivo convênio).
Os leitos de enfermaria também estão com ocupação máxima. Os 100% dos 36 leitos de enfermaria destinados a tratamento de Covid-19 tem pacientes.
A respeito dos leitos gerais do SUS, o panorama é o seguinte:
- 41 pacientes no PS (19 leitos)
- 16 pacientes SUS na UTI (15 leitos)
- 11 pacientes aguardando vaga na UTI no PS
- 04 macas retidas

Situação leitos Covid-19 SUS em Londrina e Arapongas
A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes adultos com Covid-19 atendidos pelo SUS chegou a 85% nesta segunda (21) e a 86% no último domingo (20). Isso acendeu o alerta nas autoridades de saúde. Já a UTI geral adulto estava com 74% de ocupação nesta segunda.
O Honpar, Hospital Norte do Paraná, em Arapongas, também apresentou alta. Nesta terça-feira (22) a taxa de ocupação na UTI Covid-19 é de 86%. Há 26 pacientes nos 30 leitos disponíveis. Um deles é de Londrina. Já a enfermaria está com 32 pacientes, nos 40 leitos. A taxa de ocupação é de 80%.
No sábado (19), a ocupação de leitos UTI em Arapongas chegou a 100%. Nesta segunda-feira (21), diminuiu para 80%.
LEIA MAIS
Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 se aproxima de 90% em Londrina