O Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, passa a contar com 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Essa é a primeira vez que a unidade terá esse tipo de leito. A expectativa do Governo do Estado é que a população da cidade e do entorno possam contar com suporte médico e hospitalar mais próximo. Também há o foco do tratamento contra a Covid-19, durante a pandemia.
O leito conta com equipamentos como respiradores e monitores. Segundo o governo do estado, o município agora pode tratar os casos graves de Covid-19 sem precisar deslocar os pacientes para cidades maiores. "Sabemos da urgência que a infecção do coronavírus pode causar e por isso a implantação destes leitos exclusivos para o tratamento da doença”, disse o secretário de saúde do estado, Beto Preto.
Outros 109 leitos de UTI foram abertos em outras 11 cidades do estado. São municípios que nunca tiveram este tipo de apoio para internação e que tem população de 10 mil a 47 mil habitantes.
“A decisão de implantação e ativação dos leitos de UTI Covid pela Sesa leva em conta as necessidades regionais, considerando o cenário diário da pandemia”, explicou o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak.