O Hospital Universitário (HU) iniciou na manhã desta quinta-feira (25) a transferência de pacientes com Covid-19 do Pronto Socorro para os leitos qualificados de UTI exclusivos, resultado de uma decisão da Justiça que determinou aporte financeiro do governo federal para mais 40 leitos recebessem investimentos necessários para atendimento de casos de pacientes com coronavírus.
A decisão judicial saiu no último 13, assinada pela juíza federal substituta Georgia Zimmermann Sperb, da 1ª Vara Federal de Londrina. “Determinar que a União aporte os recursos financeiros necessários para a qualificação de 40 leitos do Hospital Universitário de Londrina, de forma que passem a contar com estrutura semi-intensiva (unidade de cuidados intermediários) para pacientes acometidos pela Covid”, decidiu a magistrada no despacho.
O boletim de taxa de ocupação no HU desta quinta aponta que nas enfermarias exclusivas para COVID a taxa de ocupação dos leitos de internação é de 107%. A taxa de ocupação dos leitos de Terapia Intensiva Adulto, exclusivos para a Covid-19, é de 115% e 58 pacientes estão aguardando uma vaga de UTI adulto.