Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Idosa e enfermeiro são os primeiros vacinados em Apucarana

20 jan 2021 às 13:23
Por: Redação Tarobá News

Rosa Francisco, 74 anos, interna do Lar São Vicente de Paulo há 31 anos, é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Apucarana. Representando os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da pandemia, o enfermeiro da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Luciano Pereira da Silva também foi imunizado no ato que marcou hoje pela manhã o início da vacinação de combate a pandemia do novo coronavírus no município. As doses foram ministradas pelo diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta em frente ao Lar São Vicente de Paulo, com a presença do prefeito Junior da Femac.

Enfermeiro e coordenador de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira foi escolhido por ser a pessoa que fez a maioria, cerca de 4 mil, das coletas de exames do Covid na rede pública de saúde municipal. “É uma honra poder representar meus companheiros de trabalho que por amor a profissão estão arriscando suas vidas no atendimento da Covid há 11 meses. A vacina vai nos encorajar a continuar firmes nesta luta”, disse Luciano.

O ato simbólico de lançamento da vacinação em Apucarana também imunizou a primeira profissional de saúde que atua no Lar São Vicente de Paulo, a enfermeira Sidneia Gardina Fregni, de 43 anos. “Tomar a vacina é uma segurança, especialmente depois de termos vivenciado um surto da Covid entre nossos internos. A situação agora está normalizada e a vacina vai deixar todos aliviados, mas sem descuidar as medidas preventivas que todos nos já conhecemos”, observa Sidneia.

A equipe da AMS de saúde prosseguiu a vacinação no Lar São Vicente de Paulo onde foram imunizados 66 internos e 37 funcionários, entre profissionais da saúde e demais servidores, como os realizam serviços gerais, cozinheiros etc. Dentro do plano de atender os internos de instituições de longa permanência nesta primeira etapa da vacinação, a vacina também será aplicada no Lar Habitar.

Integrante do segundo grupo atendido neste início da vacinação, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid do SAMU e UPA já receberam a equipe de saúde na manhã de hoje e foram vacinados. Logo na sequência serão imunizados as equipes da Covid do Pronto Atendimento do Coronavírus da AMS, do Hospital da Providência, bem como aqueles profissionais que atuam na coleta de exames da Covid em laboratórios e farmácias.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

O prefeito Junior da Femac agradeceu todos os envolvidos no processo até chegar o momento de imunização da primeira apucaranense. “Minha gratidão ao governo federal, ao governador Ratinho Junior, ao secretário de saúde Beto Preto e aos nossos valorosos profissionais de saúde do município. Aqui começa de fato o papel do município neste caminho que é aplicar a vacina. Apucarana se preparou ara realizar essa importante missão, com uma equipe de saúde de alta qualidade e com todos os insumos necessários em estoque”, afirma Junior da Femac.

O prefeito reiterou a necessidade de a população manter todos os cuidados preventivos da Covid-19. “Uso de máscara, higienização das mãos, manter o distanciamento e evitar aglomeração é o que cabe a todos nós fazer ainda por algum tempo”, complementou.

Com Prefeitura de Apucarana 

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ex-detento é executado a tiros dentro de barbearia na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Corpos de família vítima de acidente na PR-170 são velados em Florestópolis

Cidade
Londrina e região

Valor da tarifa do transporte público de Londrina para 2026 ainda não tem previsão de anúncio

Cidade
Londrina e região

Florestópolis decreta luto oficial e cancela queima de fogos após tragédia com família na PR-170

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.