Um jovem procurou na tarde desta sexta-feira (13) a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil, na região central de Londrina, com suspeita de coronavírus. O atendimento da unidade acontece em uma faculdade, já que o prédio está passando por reformas. Ele foi transferido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Sabará por meio de uma ambulância do Samu, que passou por uma higienização após o transporte. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que é o décimo investigado no município. O rapaz tem 18 anos. Apenas o motorista fez o transportante, utilizando avental e máscara.
Outros nove casos
Um adolescente de 15 anos que esteve nos Estados Unidos apresentou os sintomas na sexta-feira (6) da semana passada e coletou os exames na terça-feira (10). Outros dois estiveram fora de Londrina, sendo um homem e uma mulher, de 33 e 28 anos. Eles estão em casa com quadro de saúde estável. Eles apresentaram os sintomas na quarta-feira (11) e já coletaram as amostras nesta quinta-feira (12).
Uma mulher procurou uma unidade de saúde particular na última sexta-feira (6) e segue internada, com quadro de saúde estável. Ela apresentou febre após uma viagem à Europa, passando por última na Alemanha. Uma outra mulher de 34 anos chegou ao Brasil na quinta após passar pela Itália, procurou a rede particular na sexta e está em casa. Uma terceira de 28 anos viajou aos EUA no dia 18 de fevereiro e voltou ao Brasil no dia 28, apresentou sintomas compatíveis com a doença.
Os outros três casos são da mesma família, sendo que uma jovem de 20 anos esteve na Itália e chegou na quinta. A mãe dela, de 51 anos, e o irmão, de apenas oito, não viajaram e também apresentaram os sintomas. Eles procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Sabará neste domingo (8) e estão em isolamento domiciliar.
Casos descartados
Na terça três casos foram descartados após exames laboratoriais, sendo uma mulher que veio de Berlim, na Alemanha, e um casal que esteve nos Estados Unidos.