Londrina espera o envio de doses pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para iniciar a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 para mais de 18 anos no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 1.500 doses em estoque e o público estimado para esta nova fase da vacinação é de 80 mil pessoas.
A SESA liberou, nesta quinta-feira (10), a aplicação da segunda dose de reforço ou quarta dose contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.
Anteriormente, a recomendação era que essa dose fosse aplicada somente no público acima de 40 anos. Agora, os municípios deverão definir estratégias próprias de chamamento e aplicação do novo reforço.
Segundo um levantamento parcial da SESA, cerca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e nos municípios. Além disso, aproximadamente 1,5 milhão de imunizantes passaram do prazo de validade e aguardam a formalização de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estabelecido por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde para ampliação da validade.