Nenhuma das 39.780 doses de vacina da Pfizer/BioNTech que serão enviadas pelo governo do Estado nesta segunda-feira (24) para os municípios será entregue em Londrina. Segundo a assessoria, as vacinas recebidas na semana passada pelo Paraná serão destinadas para região metropolitana de Curitiba e cidades do interior.
Estão na lista a capital, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. A Secretaria de Estado da Saúde definiu a distribuição considerando a capacidade de armazenamento, conservação e aplicação dos imunizantes que exigem cuidados específicos.
Segundo o secretario de Saúde de Londrina, Felippe Machado, essas vacinas já estavam no estado e não fazem parte de um novo lote recebido pelo Paraná. "Exceto Curitiba, são para as cidades que não tinham recebidos ainda", aponta. Segundo o secretário, não há previsão de envio de novas doses da farmacêutica estadunidense.
Na última terça-feira (18), Londrina recebeu 5.850 doses do imunizante da Pfizer.
“Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição da vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentralizará as doses para o maior número de cidades possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.