A Prefeitura de Londrina começou uma nova busca ativa de idosos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Nessa primeira fase, com início terça-feira (29), o trabalho está concentrado no público acima dos 70 anos.
Os servidores da Secretaria do Idoso vão telefonar para os idosos que tomaram a primeira dose de uma das vacinas disponíveis no município para conversarem sobre o assunto e incentivá-los a concluir o esquema vacinal. Eles irão lembrar quem esqueceu de agendar, ou que por qualquer outro motivo, está deixando de tomar a segunda dose.
A quantidade de idosos acima dos 60 anos que tomou a primeira dose no município surpreendeu. Foram mais de 95 mil pessoas, número muito maior que o estimado pelo IBGE, que era de 75 mil. Mas essa população não vem correspondendo na mesma intensidade na fase seguinte necessária para completar a imunização.
Conforme o levantamento, são cerca de 30 mil idosos acima dos 60 anos que já estão aptos a tomar a segunda dose, mas boa parte deles ainda não compareceu a um posto de vacinação, ou nem fez o agendamento. As secretarias da Saúde, de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e do Idoso, se uniram para realizar uma busca a essas pessoas.
Os idosos fazem parte do público prioritário da vacina contra a Covid-19 e podem sofrer mais complicações, internamentos e óbitos por conta da doença. As vacinas têm altos índices de prevenção das formas graves da Covid-19. Nessa primeira fase a busca está concentrada na população idosa acima dos 70 anos. São cerca de 2 mil pessoas dessa faixa etária que estão deixando de completar a imunização. As informações são atualizadas diariamente em um sistema de dados da prefeitura, que registra aqueles que já receberam a vacina ou que não retornaram por motivo de falecimento.
O serviço não se limita apenas em lembrar os idosos que necessitam tomar a segunda dose, mas também saber como eles estão, se necessitam que a equipe vá até a residência e as vezes também fazer o trabalho de convencimento, já que muitos deixam de se imunizar por acreditarei em fake news.
Os idosos que tenham dificuldades com o agendamento podem entrar em contato com a Secretaria do Idoso ou com um dos Centros de Convivência do Idoso. Também é possível fazer o contato telefônico ou via Whatsapp com o número (43) 3375-0307.