Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Londrina realiza 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypt de 2021

10 jun 2021 às 21:41
Por: Redação Tarobá News

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina começou a realizar nesta semana as ações de campo do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. As ações, iniciadas na última segunda-feira (7), compõem essa estratégia que permite identificar a incidência vetorial do mosquito responsável por transmitir a dengue e outras doenças como zika e chikungunya. Trata-se de um instrumento que possibilita um diagnóstico para planejamentos de combate, prevenção e controle dessas endemias.

No 3º LIRAa do ano, a previsão é inspecionar cerca de 10 mil imóveis, paralelamente, em todas as regiões da área urbana do município. As vistorias devem ser concluídas até o final da próxima semana, em locais sorteados via sistema do Ministério da Saúde.

Ao todo, 48 equipes de endemias da Saúde são responsáveis por realizar as visitas às localidades, incluindo residências, comércios e terrenos baldios. Nesses espaços, é feita a coleta de todas as amostras de larvas encontradas em locais que acumulam água parada. Posteriormente, os materiais recolhidos são encaminhados para análises laboratoriais e sistematização dos dados. A atuação ocorre apenas nas áreas de quintais, e todos os cuidados são mantidos, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento adequado.

Dessa forma, nesse momento os esforços do setor de Endemias ficam concentrados, principalmente, nas ações do 3º LIRAa, estando suspensas, apenas nesse período, as visitas regulares para limpeza e eliminação de focos e criadouros. No entanto, continuam sendo realizados outros trabalhos permanentes como, por exemplo, visitas quinzenais em pontos estratégicos como barracões de reciclagem e imóveis de ferro-velho, entre outras áreas de grande porte.

O coordenador de Controle de Endemias, da SMS, Nino Ribas, informou que, após o resultado final do levantamento, a Secretaria Municipal de Saúde divulga os números detalhadamente, listando os índices por região da cidade (norte, sul, leste, oeste e central), e apontando os bairros com alto risco. “O estudo é utilizado para nortear o planejamento de ações e estratégias específicas de combate ao Aedes nas áreas com maior índice de infestação. Dentre outras medidas, as áreas mais afetadas recebem prioridade nas práticas de enfrentamento, a fim de evitar a proliferação do vetor”, disse.

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

Em 2021, as atividades do primeiro LIRAa foram suspensas por conta da pandemia de Covid-19, após recomendação do Ministério da Saúde. O segundo levantamento foi uma amostragem. Em período normais, os trabalhos sempre ocorreram regularmente, desenvolvidos a cada trimestre, ou seja, com quatro levantamentos por ano.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, o índice satisfatório do LIRAa é abaixo de 1%. De 1% a 3,9% considera-se situação de alerta e, acima de 4%, passa a ser considerado risco de epidemia de dengue.

Horários – Os trabalhos de campo do LIRAa estão sendo feitos, de segunda a sexta-feira, com equipes atuando das 7h30 às 13h30, e das 12h30 às 18h30. Aos sábados e feriados, o serviço é realizado das 7h30 às 14h. A atividade é interrompida apenas quando as chuvas atrapalham.

Qualquer denúncia relacionada à dengue ou outros problemas relacionados a endemias, podem ser feitas para o Disque-Dengue no número 0800-400-1893. Os atendimentos são feitos por equipes especialmente destinadas a essa função, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Números – Novo relatório, com dados atualizados sobre a dengue em Londrina, foi divulgado, nesta quinta-feira (10), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o balanço, em 2021, de janeiro até o momento, foram registradas 15.590 notificações relacionadas à doença, totalizando 5.305 casos confirmados até o momento. Outros 6.241 foram descartados, após análises laboratoriais, e 3.787 estão sendo investigados em laboratório.

O levantamento registrou um novo óbito por dengue na cidade. Agora, Londrina passa a computar 8 óbitos decorrentes de dengue.

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Demissão de professoras em CEI de Londrina causa comoção e protesto de pais

Brasil e mundo
Brasil

Criador de boate eleita 5 vezes 'melhor club do mundo' é achado morto em SC

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Confronto com a PM deixa um morto em Cambé durante ação contra o tráfico de drogas

TAROBA FM - Noticia dos Famosos Londrina
Brasil

Sandrão diz que andava armado em Tremembé e detona série: "Mentira"

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.