Londrina realizou o primeiro implante de prótese auditiva com uma técnica inédita no Brasil. O procedimento aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), em um hospital no centro da cidade.
A prótese foi liberada esta semana pela Anvisa e lançada na última quarta-feira (19) em São Paulo. Lucas Pucinelli de Araújo, de 14 anos, foi escolhido para receber a nova tecnologia. Ele mora em Santa Amélia, a 130 quilômetros de Londrina.
A novidade sobre essa prótese é a possibilidade da vibração do som acontecer na área interna da cabeça, diferente das outras. Isso faz com que o som chegue mais rápido, preciso e nítido. O paciente poderá, com isso, atender ligações telefônicas via blutooh e ouvir músicas.
Segundo o médico cirurgião André Ataíde, a cirurgia demorou em torno de 30 minutos e tem um pós-operatório tranquilo. “O Lucas deve voltar amanhã para tirar o curativo”, disse.
O paciente precisa aguardar de 30 a 45 dias para que o local onde a prótese foi colocada esteja cicatrizado. Depois disso, será realizada a ativação do aparelho para que possa sentir a vibração do som.