A 17ª Regional de Saúde deve receber no início da noite desta sexta-feira (14) mais de 5 mil vacinas contra a Covid-19 pediátricas do imunizante Cominarty, da farmacêutica Pfizer, enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Londrina receberá 2.840 doses destinadas a crianças de 5 a 11 anos e fazem parte do primeiro lote exclusivo para este público.
“Mesmo com o atraso na entrega das doses por parte do Ministério da Saúde, definimos uma logística para conseguirmos descentralizar estes imunizantes logo que chegassem ao Paraná. As vacinas para nossas crianças estarão disponíveis em todas as Regionais de Saúde ainda nesta sexta-feira”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Neste primeiro lote, a Sesa distribuiu as doses segundo a estimativa do governo federal para população indígena e o restante para os grupos prioritários seguindo o escalonamento do Ministério da Saúde.
A vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos está programada para começar na próxima segunda-feira (17), em Londrina. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, em coletiva nesta sexta-feira (14), sobre a atualização dos dados da doença na cidade.
A imunização deste público-alvo vai ser feita de forma exclusiva no CCI da Zona Norte. "Vamos seguir o Plano Nacional de Vacinação. Por isso, vamos começar com crianças com comorbidades e deficiência permanente. Depois, de acordo com a chegada de novas doses e com o avanço da vacinação, abriremos de forma gradativa por idade. O que precisamos é começar a vacinar as crianças. Esse dia é muito esperado", ressalta.
No momento, pouco mais de 16 mil crianças estão cadastradas para receber a vacina, sendo que apenas 200 estão classificadas com comorbidades ou alguma deficiência permanente, o que deve colocá-las como público prioritário na ordem da aplicação do imunizante.
“Nosso planejamento é que a gente consiga avançar bastante na vacinação até o retorno das aulas presenciais, para que as crianças possam ter um ano letivo seguro e possam voltar para as escolas da maneira adequada. Nos próximos dias, novas remessas de vacina devem chegar”, avaliou o secretário de saúde.