Londrina suspendeu a vacinação contra a Covid-19 de grávidas nesta terça-feira (11). O município segue uma recomendação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que orientou a interrupção imediata da aplicação das doses da AstraZeneca/Fiocruz. A orientação está em nota técnica emitida pela agência.
Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, Londrina tem apenas doses da farmacêutica britânica para esta aplicação e por isso a imunzação foi suspensa, Ele aponta que o sistema de agendamento também bloqueou novas marcações e quem comparecer, não recebrá a dose e será alertada do motivo.
Orientação da Anvisa
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.