A UTI do Hospital Universitário de Londrina, ligado à UEL, continua com superlotação. Nas últimas 24 horas, o número de pacientes internados se manteve e está acima da capacidade máxima. Segundo o último boletim, emitido pela coordenação e divulgado nesta quarta-feira (2), a taxa de ocupação segue em 112%.
Isso quer dizer que há 12 pacientes a mais que a capacidade da ala. Ao todo, o HU tem 106 leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes adultos com Covid-19.
A taxa de ocupação da enfermaria caiu apenas um ponto e está em 92%. Ao todo, são 96 de enfermaria. O hospital também possui uma ala exclusiva para atender crianças em estado grave com a doença. A UTI pediátrica também manteve os 18% de ocupação.
O dado mais preocupante é que tem aumentado o número de pacientes a espera de um leito de UTI adulto. Nesta quarta-feira o número subiu para 50 pessoas. Nesta terça, 42 pessoas esperavam transferência para um leito especializado.
Segundo a coordenação do HU, há pacientes com Covid-19 usando leitos que não são destinados ao tratamento da doença. O que pode comprometer a segurança do ambiente, dos pacientes e dos funcionários. O pedido é que não tenha busca espontânea da população ao Pronto Socorro.