A taxa de ocupação dos leitos de UTI Geral, no Hospital Universitário, nesta segunda-feira (28) está em 117%. Já para leitos exclusivos para tratamento de pacientes Covid-19 a ocupação está em 82%. A informação foi divulgada pela diretora clínica, Luiza Moriya, diretora superintendente em exercício do hospital.
Ela ressalta ainda que o Hospital Universitário mantém-se como referência para pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. O alerta é também para o quadro de aumento de contágio da doença que pode se agravar com a festas de Natal e Ano Novo. “A preocupação estende-se ao adoecimento da equipe multiprofissional do HU-UEL, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros, que atendem os 454 leitos hospitalares em funcionamento no Hospital”, aponta.
Por conta da superlotação, a superintendente em exercício explica que, tem havido a transferência de pacientes confirmados Covid para o Hospital do Coração de Londrina, entidade que foi também designada para o acolhimento dos pacientes com a doença. "Não estamos restringindo o atendimento, mas estamos a pouco de ocupação de leitos maior. Assim tudo deve ser referenciado pela Central de Leitos".