Duas pesquisas promovidas por estudantes do Grupo de Estudo e Pesquisa da Sede (GPS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atua há uma década no estudo do manejo da sede em pacientes internados, precisam de voluntários para a fase de ensaios randômicos. As pós-graduandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Roberta Pickina Silva e Thammy Nakaya, atuam na elaboração de um gel para solucionar a sede sentida por pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), entre eles pacientes de Covid-19 e recém-operados.
O gel, feito com mentol líquido encapsulado, está em fase de testes e foi desenvolvido recentemente pela equipe do GPS, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Lígia Fahl Fonseca. Segundo Roberta Pickina, mestranda em Enfermagem, o produto foi desenvolvido pelo grupo de manejo da sede devido à demanda constante dos pacientes internados por água.
Muitos pacientes em UTI não podem beber quantidades adequadas de água por vários dias, o que causa desconforto, estresse e ansiedade, tanto para ele quanto para a equipe. “O produto é aplicado na mucosa da boca dos pacientes e proporciona uma absorção lenta e gradual, como os protocolos médicos exigem”, diz.
Com potencial de ser utilizado em outras instituições por todo o Brasil e também no Exterior, o produto deve ser testado em pacientes homens ou mulheres, de 18 a 50 anos. Os voluntários não devem ser fumantes ou etilistas (que consumam álcool muito frequentemente), nem ter qualquer doença crônica pré-existente, como diabetes ou hipertensão, por exemplo.
“A intenção é fazer um ensaio clínico randomizado para avaliar a aceitação sensorial do produto antes de testar nos pacientes de fato”, explica Roberta. A equipe busca cerca de 40 pacientes para o ensaio. Os interessados devem buscar a pesquisadora por meio do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (43) 99963-3858.
Os que desejam participar devem fazer jejum de 8 horas antes da coleta, que será feita na sala 508, no HU/CCS, às segundas, terças e sextas-feiras, das 8h às 10h. Antes da realização dos testes o voluntário responderá um questionário de hábitos de hidratação e receberá orientações necessárias.