Nesta segunda-feira (01), o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de saúde, Thiago Stefanello mostraram a situação da UTI do Hospital de Retaguarda em Cascavel.
O prefeito afirmou que tem como objetivo mostrar para a população que a situação está complicada e que Cascavel vive o pior momento da pandemia da Covid-19. Com todos os leitos ocupados, e a grande demanda de trabalho, os servidores da saúde estão cansados.
Ele relatou que a única saída depende das pessoas "agora é o comportamento da população individualmente e coletivo, e claro as vacinas, mas as vacinas dependemos do Ministério da Saúde. O que nós podemos fazer agora é ter respeito e disciplina. A saúde está fazendo o máximo que pode fazer" desabafa Paranhos.
Já o secretário afirma que 1200 leitos foram criados durante a pandemia no Paraná. No Hospital de Retaguarda já são 20 leitos de UTI, mas não há mais capacidade, as unidades estão no limite. Thiago ainda pediu oração aos servidores da saúde.
O prefeito ainda destaca a população que não queria fechar o comércio, mas a situação está complicada e não tem mais o que fazer. As pessoas estão ficando sem atendimento. "Não adianta mais leitos, nós vamos correr atrás de respiradores, mas é muito pequena essa ação. A que precisamos agora é a ação da disciplina e do respeito", ressalta Paranhos.
Várias pessoas aguardam nos hospitais por leitos de UTI e também de enfermaria. Essa situação é vivida em todos os hospitais de Cascavel. Nesta segunda-feira todas a unidades de saúde atendem exclusivamente pacientes com Covid-19.