O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, fez um apelo durante live transmitida neste domingo (23), para que as pessoas busquem outras unidades de atendimento, além da UPA do Sabará. Segundo ele, está havendo uma superconcentração de pacientes, o que torna o atendimento mais demorado.
“O atendimentos das UBS é igualzinho no UPA, tem o exame do cotonete e tudo mais o que precisa. Então procure o posto de saúde que é referência da Covid-19 mais próximo a você”, pede o prefeito.
Durante a pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Londrina reorganizou a rede municipal de saúde, lançando unidades próprias para casos de coronavírus. Das 54 Unidades Básicas de Saúde da cidade, seis atendem exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios. E na UPA Sabará, há um Centro de Triagem para avaliação dos pacientes com suspeita de coronavírus.
As Unidades Básicas de Saúde exclusivas para a Covid-19 são: a do Parque Guanabara, na região central; Bandeirantes, na região oeste; Chefe Newton, na região norte; Maria Cecília, também na região norte; e Vila Ricardo, na região leste.