A secretaria municipal de Saúde adiou o início do cadastro prévio para vacinação contra o coronavírus em Londrina. O serviço seria disponibilizado a partir da noite desta sexta-feira (5) no portal da Prefeitura, mas foi remarcado para este sábado a partir das 20h.
Por enquanto, poderão se cadastrar on-line apenas profissionais e trabalhadores da saúde que atuam em clínicas e laboratórios particulares, e os autônomos, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros, além da população idosa, acima de 60 anos, que será grupo prioritário da segunda etapa de vacinação.
Ainda não há previsão da abertura das inscrições para a população em geral. As quatro primeiras fases do plano de imunização contemplam os grupos populacionais mais vulneráveis ou mais expostos ao vírus.
Segundo o secretário Felippe Machado, a decisão foi motivada pelo vazamento do endereço eletrônico divulgado exclusivamente às instituições cujos profissionais de saúde foram escolhidos para o evento teste de imunização, que será realizado neste sábado (6) na CMEI Valéria Veronesi, a Supercreche.
Com isso, a pasta avaliou que haveria risco de profissionais que não haviam sido selecionados previamente se cadastrassem e fossem ao local de vacinação, o que poderia comprometer o planejamento da vacinação.
“Para a gente evitar aglomerações nesse evento teste que vai ser muito importante - um evento fechado para que a gente avalie todo esse processo de trabalho - a gente achou prudente protelar a abertura do cadastro da população, quando já vai haver passado evento teste e não vai haver o risco de alguém por ventura se equivocar e fazer o cadastro hoje e vir até a Supercreche se vacinar”, explicou Felippe Machado.
O evento teste será das 9h às 18h. Apenas profissionais e trabalhadores da saúde previamente selecionados poderão ser imunizados. A vacinação ocorrerá com agendamento, para evitar aglomerações.
"A gente faz um apelo para que amanhã não venha ninguém aqui por procura espontânea. Essas pessoas que vão ser vacinadas já foram previamente selecionadas dentro do critério dos planos estadual, nacional e municipal de imunização", diz Machado.
Em Londrina, cerca de 12 mil pessoas dos grupos prioritários receberam a primeira dose. Segundo o secretário de Saúde, todos os profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus já foram imunizados.
(Colaboração: Luciane Miyazaki)