A Secretarias de Saúde e de Educação de Cambé está distribuindo 10 mil kits de higiene e cuidados bucais para as crianças em idade escolar do município. Os kits contam com estojo, fio dental, escova de dente e creme dental e estão sendo distribuídos através do Programa de Ação Coletiva em Saúde Bucal do município.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, esse programa é uma opção para esse período pandêmico em que algumas das ações que costumavam ser feitas estão suspensas. A distribuição dos kits já foi feita em algumas escolas e o restante dos alunos vai receber nos próximos dias.
Segundo Priscilla Mamprin Casaroto, dentista e responsável pela Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cambé, esse programa é uma adaptação das ações feitas pelas Técnicas de Saúde Bucal (TBS) nas escolas municipais e nos Centros de Educação Infantil (CMEI). “Antes os profissionais iam até as instituições para fazer a escovação dental supervisionada e o bochecho fluorado dos alunos, mas com a chegada da pandemia essas atividades foram suspensas e houve uma preocupação com a saúde dental das crianças do município durante esse período”, explica.
Priscilla ressalta ainda a importância dos pais nesse momento. “É necessário sempre motivar as crianças a realizarem a higiene bucal, mostrando os benefícios de manter os dentes saudáveis. Se a higiene e o controle da dieta forem realizados de forma adequada, a criança não precisará ir ao dentista para tratamento, principalmente neste momento em que o atendimento odontológico precisa ser restrito”.
Para o prefeito Conrado Scheller é imprescindível investir na saúde bucal das crianças. “Além de investir, é preciso incentivá-las desde cedo a manter hábitos saudáveis de higiene bucal. A gente sabe que a saúde dos dentes interfere em vários outros órgãos do nosso corpo e, no caso dessas crianças, prejudica também o aprendizado. Cambé é referência neste trabalho e seguirá sendo”, pontuou.