A Prefeitura de Jataizinho enviou nota à imprensa nesta segunda-feira (14) sobre o fechamento do Hospital São Camilo no último domingo (13). A instituição alega que cumpriu a carência de dois meses após o encerramento do contrato pelos serviços de urgência e emergência prestados pelo hospital ao Governo do Paraná.
Já a Prefeitura de Jataizinho contesta o hospital por conta da liminar em primeira instância que afirma que a instituição deveria manter os atendimentos até a rescisão contrato ou regularização dos atendimentos de saúde. O hospital pode ser multado de R$ 2 mil, diariamente, se não cumprir a liminar.
A Prefeitura de Jataizinho prevê que os atendimentos comecem a partir de 1º de julho em um novo local. Uma UBS da região central está sendo adaptada para receber os pacientes do hospital.
Confira a nota na íntegra:
A prefeitura municipal de Jataizinho, informa que a decisão do hospital São Camilo de encerrar as atividades até a última hora do dia 12 de junho deste ano, descumpre a liminar vigente, considerando a ação civil pública – Processo nº 0001701-64.2021.8.16.0090 ajuizada pelo Ministério Público/PR, na qual determina que a entidade deveria permanecer com os atendimentos até o município se organizar sua rede de atendimento, por isso, está omitindo socorro a população da cidade.
Para tanto, o Departamento Municipal de Saúde de Jataizinho, no final da tarde deste domingo dia 13 de junho, enviou um ofício informando ao ministério público tal ocorrido, juntamente com o Boletim de Ocorrência realizado pela omissão de socorro e o descumprimento do Hospital São Camilo. Solicitando providências e pontuando todos os esforços no atendimento de saúde à população conforme determinado pela justiça.
A prefeitura está trabalhando com suporte de enfermagem 24 horas na unidade central, desde 01/06/2021, com suporte de duas ambulâncias de retaguarda para atender a população. Cumprindo com o seu dever a população e com o apresentado no Plano de Contingência municipal.
O município celebrou um contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema – CISMEPAR, para garantir a retaguarda de plantonistas 24 horas, contudo ainda não conseguimos os plantonista 24 horas, e estamos em fase de estruturação do centro de saúde, uma sala de estabilização completa, com equipamentos como: respirador portátil, desfibrilador portátil, bomba de fusão, monitor e entre outros que estão em fase de entrega. Como também consultórios médicos, sala de hidratação e curativos, todos devidamente equipados.
Conforme o Plano de contingência municipal, estamos capacitando a equipe neste mês e organizando o fluxo interno com protocolos de classificação de risco e de rotinas. Além da montagem de todos os kits necessários para o atendimento da urgência e a organização das medicações.
Informamos que de segunda a sexta feira, teremos atendimento com médico das 07h às 19h na unidade central, e das demais unidades das 07h às 17h.
Estamos em negociação com o consórcio Cismepar para preenchimento da escala 24 horas, que iremos trabalhar para que isso seja regulamentado.