Para reforçar o atendimento aos pacientes com Covid-19 no município, a Prefeitura de Londrina realizou, no último sábado (13), a convocação de 101 profissionais aprovados no teste seletivo nº 166/2020, da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 34 auxiliares de enfermagem e 47 enfermeiros compareceram. Das 20 vagas remanescentes, nove são para enfermeiros e 11 para o cargo de auxiliar de enfermagem. No momento, a diretoria de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde está conferindo e analisando a documentação entregue pelos aprovados. Após a verificação completa, os profissionais estarão aptos ao trabalho.
O objetivo é que um novo chamamento seja publicado nesta semana no Jornal Oficial do Município e no site do teste seletivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) (clique aqui). Isso porque os 20 candidatos que foram aprovados, mas não compareceram à convocação de sábado, foram automaticamente desclassificados do teste seletivo e, para substitui-los, outros serão chamados. Os cidadãos que estão na lista de aprovados precisam ficar atentos ao e-mail cadastrado no ato da inscrição no Teste Seletivo, pois o comunicado com a convocação deverá ser enviado via e-mail, além de ser publicado no Jornal Oficial do Município e na página da internet do teste seletivo.
Esses profissionais vão atuar em unidades de saúde municipais durante a pandemia do novo coronavírus, ou seja, serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará e para o Hospital Universitário de Londrina (HU), que são referências no atendimento de síndromes respiratórias e de Covid-19.
Segundo o relatório elaborado pela diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da SMS, desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Londrina já contratou 540 auxiliares de enfermagem, 183 enfermeiros, 33 médicos plantonistas, 16 médicos pediátricos plantonistas, 13 técnicos em análises clínicas e patologia, dois médicos veterinários e 25 assistentes de gestão, o que totaliza 812 admissões em um ano. Conforme os contratos de trabalho temporário vão se encerrando, a Secretaria Municipal de Saúde substitui os profissionais. Por isso, 345 estão atuando no momento.