Quando o assunto é alimentação, vários pacientes oncológicos têm dúvidas o que pode ou não comer durante o tratamento. Nessa missão convidamos a nutricionista Oncológica, Mariza Cristina Luft para esclarecer algumas perguntas frequentes que ocorrem nas consultas.
👉O Açúcar alimenta o câncer?
👉Devo seguir uma dieta cetogênica?
👉Paciente com câncer não pode tomar leite?
👉Graviola, chá da graviola, noni, aranto, curam câncer? Vale lembrar que cada paciente é único e que cada diagnóstico tem as suas orientações, temos algumas orientações gerais que podem beneficiar a todos:
- Fracione as refeições: Faça de 5 a 6 refeições ao dia, evitando de permanecer longos períodos em jejum, pois isso facilita a digestão e o esvaziamento gástrico, sempre comendo devagar e mastigando bem os alimentos;
- Mantenha uma ingestão de água adequada, de aproximadamente 35 ml por kg de peso;
- Inclua diariamente frutas legumes e verduras na alimentação, pois são ricos em fibras , vitaminas e minerais, pois estes contribuem para a ingestão dos nutrientes que nosso corpo precisa, lembrando sempre de lavá-los corretamente;
- Reduza o consumo de sal, dando preferência aos temperos naturais; - Reduza o consumo de gorduras, frituras em geral e embutidos.
Assessoria Uopeccan