Em 12 de março de 2020, o governador Ratinho Junior e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, convocaram uma coletiva de imprensa para falar sobre as primeiras medidas para conter a chegada do coronavírus no Paraná. Exatamente um ano depois, Beto Preto visita Londrina nesta sexta-feira (12) no pior momento do enfrentamento ao vírus no Estado.
Confira a entrevista completa no estúdio do Tarobá Notícia
A variante da Covid-19, mais contagiosa e com quadro mais graves, colapsou os hospitais paranaenses que sofrem com a falta de leitos e insumos nos internamentos provocados pela covid-19.
Em entrevista ao Tarobá Notícias, o secretário Beto Preto informou que 1/3 das mortes registradas desde o início da pandemia aconteceram entre janeiro, fevereiro e as primeiras semanas deste mês de março. “Processo acelerou, se alastrou e estamos em busca de mais leitos”, afirmou.
Ao longo do ano, ele calcula que cerca de 4 mil leitos exclusivos para Covid-19 foram abertos no Estado, no entanto, a colaboração da sociedade ainda é fundamental para evitar o contagio em massa e superlotação de hospitais sem a quantidade suficiente de respiradores.
Beto Preto informou que o Estado já gastou mais de R$ 1 bilhão no combate diário ao coronavírus. “Muitas pessoas não têm essa escolha. Precisam sair para trabalhar. Por favor, tomem cuidado. O momento é muito duro. Faltam leitos de hospitais, faltam equipamentos, faltam medicamentos e faltam profissionais”, declarou.